MARA PALACE HOTEL

Vale do Paraíba

O Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange a Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista no estado de São Paulo e Mesorregião Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro.

...

Barão de Campo Belo

Laureano Correia e Castro, Barão de Campo Belo . Avó materno de Eufrásia Teixeira Leite. Foi um fazendeiro e político do século XIX cuja família teve importante participação na criação e primórdios das cidades de Vassouras e Paty do Alferes.

Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal da vila de Paty do Alferes criada em 1820.Depois mudou-se para a Vila de Vassouras, onde tinha adquirido em 1821 as fazendas do Secretário e São Francisco do Tinguá. Foi um fazendeiro e político do século XIX cuja família teve importante participação na criação e primórdios das cidades de Vassouras e Paty do Alferes.

Contratou o engenheiro alemão Júlio Frederico Koeler, que projetaria a Vila e o Palácio Imperial de Petrópolis em 1843, para reformar a casa da sua fazenda do Secretário. Júlio Frederico Koeler construiu uma suntuosa casa de fazenda em estilo neoclássico cujas obras terminaram a em 1844. Os salões da casa foram decorados com afrescos do arquiteto e pintor catalão José Maria Villaronga. O jornalista e escritor francês Charles Ribeyrolles hospedou-se na casa da fazenda do Secretário em 1859 e descreveu o seu dono de forma muito simpática.

A fazenda do Secretário possuia nesta época 365 escravos, fora as crianças, que viviam em 25 lanços de senzalas. A casa da fazenda do Secretário está hoje em boas condições de conservação e com poucas alterações depois de uma reforma que restaurou os afrescos pintados por José Maria Villaronga. O título de barão de Campo Belo lhe foi concedido em 2 de dezembro de 1854 pelo imperador Pedro II.

Destaques

Bistrô Mara Palace
Tarifas Mara Palace
Café Mara Palace
Localização privilegiada