MARA PALACE HOTEL

Eufrásia Texeira Leite

Mara Palace Hotel Apresenta: Eufrásia Teixeira Leite

Eufrásia Teixeira Leite

Foi uma investidora financeira e filantropa brasileira. Deixou em testamento uma fortuna que poderia comprar 1.850 quilos de ouro, aos preços da época, e cuja maior parte foi legada a instituições assistenciais e educacionais da cidade de Vassouras. Sozinha, Eufrásia multiplicou várias vezes a fortuna da família e seria bilionária, nos padrões atuais.

Era filha caçula do Dr. Joaquim José Teixeira Leite e Ana Esméria Correia e Castro, sendo neta paterna do barão de Itambé, neta materna do barão de Campo Belo, sobrinha do barão de Vassouras e sobrinha-neta do barão de Aiuruoca. Tinha uma única irmã, Francisca Bernardina Teixeira Leite (1845-1899), e um irmão que morreu na infância.

Família de Eufrásia Teixeira Leite

Pais da Eufrásia

Eufrásia e as irmãs

Barão de Campo Belo. Avô paterno

Barão de Itambé. Avô materno

A família de seu avô paterno já era muito rica quando mudou-se de Conceição da Barra de Minas para Vassouras. Seu pai e seu tio barão de Vassouras se estabeleceram como capitalistas, fundando, no Rio de Janeiro, a empresa "Casa Teixeira Leite & Sobrinhos", que emprestava dinheiro a juros e realizava intermediações financeiras com os prósperos fazendeiros de café. Por outro lado, a família de sua mãe era composta somente por ricos plantadores de café, sendo ela membro da tradicional família Correia e Castro

Com a morte de seus pais, , em 1872, Eufrásia e sua irmã herdaram uma fortuna de 767 contos, novecentos e trinta e sete mil, oitocentos e setenta e seis réis, o que equivalia na época à dotação pessoal do imperador D. Pedro II ou a 5% das exportações brasileiras. Logo depois, em 1873, morreu sua avó, a baronesa de Campo Belo, e as irmãs receberam, como herança, mais cento e seis contos, oitocentos e quarenta e oito mil e oitocentos e oitenta e seis réis na forma de títulos e escravos, que logo foram vendidos.

Joaquim Nabuco

Joaquim Nabuco

Romance com Joaquim Nabuco
Eufrásia Teixeira Leite, além de inteligente e hábil com negócios, foi uma mulher muito bela, como mostram diversos quadros e retratos. Quando viajou para a Europa, conheceu no navio o diplomata Joaquim Nabuco e iniciou um namoro com ele. As cartas amorosas que recebeu de Joaquim Nabuco foram, diz a tradição, por expressas instruções dela, encerradas em seu caixão. Já as cartas e bilhetes que enviou a Joaquim Nabuco, estão guardadas no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em Recife. Algumas dessas cartas sugerem que algo muito íntimo, para além dos padrões da época, teria ocorrido entre os dois.

Destaques

Pacotes Especiais
Sarau Eufrásia Teixeira Leite
Tarifas Mara Palace
Flor Atlântica 2018